-
Data14 março . sábado . 21h30
-
Duração50'
-
Público alvoM6
-
Preço6,00 €
Um ou dois corpos, seis no máximo.
“It’s a long yesterday” é um exercício sobre o desejo, a fratura e a multiplicação.
Para este projeto – como criadoras e intérpretes do mesmo -, somos movidas pelo propósito pessoal e íntimo de trabalhar sobre a nossa condição de irmãs gémeas – e do que isso representa para nós – como ferramenta de investigação para refletir sobre a potencialidade de um corpo impreciso porque múltiplo. Assim sendo, partimos de um conceito sempre presente no nosso universo biográfico – a semelhança. Conceito por si só dúbio, já que aquele que é semelhante não é igual nem diferente, mas é colocado num espaço intermédio entre os dois opostos. Semelhança não é mais do que um espaço de indefinição, de anonimato, e por isso mesmo, um lugar de abertura para múltiplos sentidos e significados. “It’s a long yesterday” situa-se nesse lugar intermédio: entre o igual e o diferente, entre o uno e o múltiplo, entre um gesto de amor e um gesto de ódio.
Ficha artística//
Criação e interpretação Carminda Soares e Maria R. Soares
Música original Antonio Marotta
Vídeo para cena Alberto Seixas
Olhar externo Cristina Planas Leitão, Lara Russo, Rogério Nuno Costa, Susana Otero
Coprodução Instável – Centro Coreográfico e Teatro Municipal do Porto
Apoio financeiro República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção Geral das Artes
Apoio à residência Instável – Centro Coreográfico (PT); Visões Úteis (PT); TUP – Teatro Universitário do Porto (PT); CRL – Central Elétrica (PT); Associazione Culturale Alchemilla (IT)
A Instável é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Biografia//
A “Instável – Centro Coreográfico” constitui um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora. Fundada em 1999, dedica-se às áreas da criação artística, formação, difusão e apoio a criadores, pesquisa e desenvolvimento de públicos. “Segunda Casa” é o seu programa de difusão de obras coreográficas, desenvolvidas e apresentadas no âmbito do ciclo “Palcos Instáveis/1as Obras”, em parceria com o Teatro Municipal do Porto
Carminda Soares é bailarina e criadora. Colaborou com Victor Hugo Pontes, Catarina Miranda, Marianela Boán e o Ballet Contemporâneo do Norte. Como criadora, destaca It’s a long yesterday (com Maria R. Soares), o solo Light on Light e Simulacro (com Margarida Montenÿ).
Maria R. Soares é bailarina e criadora. Colaborou com Victor Hugo Pontes, Catarina Miranda, Marianela Boán e o Ballet Contemporâneo do Norte. Como criadora, apresentou It’s a long yesterday, O meu velho diz que morre e VOID VOID VOID, esta última em parceria com Antonio Marotta.
©créditos reservados